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Conteúdo do Livro
PREFÁCIO NOTAS DO AUTOR INTRODUÇÃO 1 O A ilustração botânica no contexto da ilustração científica 2 Pressupostos teóricos da arte naturalista e seus reflexos na ilustração científica. Capítulo I A EVOLUÇÃO DA ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA NO OCIDENTE 1 A Ilustração Botânica no Brasil Capítulo II O ATELIÊ DO ILUSTRADOR 1 Ambiente de trabalho 2 Equipamentos básicos 3 Materiais gráficos e pictóricos -Lápis -Borrachas -Papéis -Principais papéis usados em ilustração botânica -Tintas -Pincéis 4 Materiais e equipamentos complementares 5 Materiais para ilustração científica Capítulo III VISÃO GERAL DO TRABALHO 1 Elaboração do esboço 2 Transferência do desenho para o papel definitivo 3 Artefinalização Capítulo IV CONTEÚDOS RELEVANTES 1 Desenho das formas 2 Representação em perspectiva 3 Representação volumétrica Capítulo V O DESENHO A LÁPIS 1 Etapas do trabalho a grafite 2 Representação volumétrica 3 Representação de texturas Capítulo VI A TÉCNICA DO BICO-DE-PENA 1 Etapas do trabalho 2 Representação volumétrica 3 Representação de texturas Capítulo VII COMPOSIÇÃO DA PRANCHA CIENTÍFICA 1 Tamanho da prancha e enquadramentos 2 Disposição dos elementos componentes 3 Desenho do hábito do vegetal ou tema principal 4 Ilustração a partir de exsicatas 5 Código de representação gráfica 6 Escalas - Escalas de ampliação - Escalas de redução 7 Notações complementares 8 Exemplos ilustrativos 9 Considerações finais Capítulo VIII TEORIA DAS CORES APLICADA À ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA 1 Classificação das cores - Cores primárias, secundárias, transparentes e opacas - Cores quentes e frias - Cores complementares 2 A composição da paleta do ilustrador - Cores opcionais 3 Ampliando a paleta do ilustrador - Obtenção dos verdes - Obtenção dos violetas - Cinzas cromáticos 4 Aplicações práticas - Identificação da cor local - Explorando a complementaridade para determinação das sombras - Flores brancas Capítulo IX ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA EM CORES 1 Considerações gerais 2 Etapas do trabalho 3 Casos particulares - Observação e aplicação de matizes e harmonização da pintura - Flores claras - Folhas - Tonalidades intermediárias Capítulo X REPRESENTAÇÃO DE MORFOLOGIAS E TEXTURAS ESPECIAIS 1 Bromélias 2 Orquídeas 3 Cactáceas 4 Gramíneas 5 Folhas aciculadas 6 Estruturas transparentes 7 Texturas aveludadas e pilosas 8 Plantas intrincadas Capítulo XI COMPOSIÇÃO DE UMA PRANCHA BOTÂNICA 1 Aspectos gerais 2 Casos particulares - Formas cruzadas - Simetrias rígidas - Paralelismos Movimento e ritmo Equilíbrio de massas e utilização adequada do espaço gráfico - Variações cromáticas - Caules muito longos - Plantas de grande porte - Plantas intricadas 3 Composição e detalhamento da legenda 4 Observações complementares sobre as Regras de Nomenclatura Botânica Capítulo XII CONSERVAÇÃO E MONTAGEM DOS TRABALHOS 1 Aspectos gerais sobre a conservação de papéis 2 Montagem de trabalhos em papel - Montagem para acondicionamento e guarda do trabalho - Montagem para exposição Capítulo XIII NOÇÕES COMPLEMENTARES 1 Pigmentos - Classificação dos pigmentos - Misturas e pigmentos sintéticos 2 Tintas artísticas - Avaliação das tintas segundo a ASTM - Tabela de cores 3 Organização do trabalho profissional GLOSSÁRIO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Fotos do Livro
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